Páre de roer as unhas!

quinta-feira, setembro 29, 2011

Oi, meninas! 
Uma leitora do blog, pediu dicas de como parar de roer as unhas... então, o post de hj será especialmente para as leitoras que sofrem desse mal!
Pra começar, este mau hábito tem cura, já que normalmente são associados à crises de ansiedade e de auto-estima.
Há desde soluções mais simples, como o uso de esmaltes, até outras mais trabalhosas e que vão além dos cuidados estéticos. Conheça algumas opções e trace a sua estratégia para acabar com a mania de roer as unhas.

Identifique os momentos que despertam a mania
Roer as unhas é um alerta de ansiedade. Para lidar com o sentimento, sem destruir a aparência das mãos, que tal mapear os momentos em que você entra em crise? Repare se isso acontece numa reunião de trabalho, no trânsito ou na hora de tomar qualquer decisão importante. Sabendo o que causa o problema, é hora de aprender a lidar com ele: você pode inventar a sua própria maneira ou buscar ajuda de um terapeuta, caso ache que será difícil acabar com a mania por si só. Mas o segredo está no autoconhecimento.
Mantenha as unhas curtas e lixadas
Manter as unhas curtas e lixadas evita que elas se enganchem em roupas ou objetos, inibindo aquela vontade incontrolável de arrancar o pedacinho lascado - e aí dar início à roedura sem fim. Além disso, conservá-las assim dificulta o acúmulo de micróbios, sujeira e produtos químicos. Quem tem unhas fracas também deve evitar o uso de acetona, que aumenta a porosidade e só piora o problema!
Faça as unhas semanalmente
Manter as unhas feitas é um grande incentivo para as mulheres pararem de roê-las. No caso dos homens, o efeito depende do uso de base: o produto, além de dar gosto ruim às unhas, deixa a superfície delas mais lisa e dificulta o atrito com os dentes. Mas reserve uma semana por mês para deixar as unhas sem esmalte. O uso constante de acetona leva a à descamação da unha.

Teste o esmalte com gosto ruim
O uso do esmalte com gosto ruim ajuda a lembrar que roer as unhas não está com nada. Ao levar as mãos à boca - ato impulsivo na maioria das vezes - o sabor amargo serve como lembrete de que é melhor parar já com isso. Chega um momento em que a pessoa perde a consciência de que está roendo suas unhas e o esmalte pode ajudar neste processo. Antes de comprar o produto, no entanto, peça indicação de um dermatologista e se previna contra problemas relacionados à ingestão.
Tente unhas postiças
Existem dois tipos de unhas postiças: as compradas prontas e as que são moldadas sob medida. Nos dois casos, a estratégia é criar uma barreira sobre a superfície original e dificultar a vida de quem está acostumado a roer as unhas. Mas, assim como o esmalte de gosto ruim, o uso pede cautela. A aplicação constante pode alterar a estrutura das unhas e deixá-las fracas. Isso pode levar à descamação e até causar infecções!
Mastigue um chiclete
O chiclete não é solução, mas ajuda a dar uma folga para as unhas. O movimento repetitivo, quase inconsciente, também pode funcionar como uma válvula de escape para a ansiedade. Mas a solução definitiva só vem quando você entende o que desperta a ansiedade e descobre maneiras de aliviar as crises.
Extravase a ansiedade
Roer as unhas é uma atitude de defesa contra a ansiedade, por isso maneiras de aliviar este sentimento ajudam a combater o mau hábito. A prática de exercícios físicos ou de atividades relaxantes, seja ouvir um CD ou escrever num blog, ocupa a sua atenção enquanto as unhas ficam de lado.
Espero que tenha ajudado vcs! 
Bjinhos!

You Might Also Like

16 comentários

  1. ótimas dicas Cris, eu segue algunas dela paras parar de roer as unhas!! mesmo assim ainda tenho vontade quando estou ansiosa demais!!!

    bjo


    http://mdeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse post não é para mim, ainda bem!!!rsrs!!
    Não sofro disso, mas é sempre bom saber dicas!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei as dicas, mas felizmente não sofro desse mal :) Eu até passei por isso, mas superei ahahah

    beijos
    http://brillhodealuguel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. e é muito feio roer! eu roía e era muito feio, as mãos ficam bem de pobre, rsrsrs

    to te seguindo^^
    Beijokas

    Mary Goulart
    bigcosmetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vou mostrar este post a uma amiga minha, ela roe unha demais!!!

    http://anitamakingof.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post quelida.
    Eu já fui uma roedora..kkkkkk

    ótima quinta
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  7. Desse mal eu to livre, ainda bem.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga linda =)
    ninguém melhor que você
    para dar dicas de como ter as unhas lindas hehehehe
    menina eu babei no esmalte do post anterior
    que rosa mais delicado super minha cara eu
    vou atraz dele fiquei apaixonada.
    Saudades...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Achei muito bom o tema do post. Nós que já estamos no vício já passamos e eesquecemos que muitas ainda deixando as unhas em "carne viva". Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Yumi que post legal!! Vc é a pessoa mais indicada p dar essas dicas, afinal suas unhas são lindas demais amiga!!
    vc viu que kawaí o lay amiga? amei demais
    bjão
    =****

    ResponderExcluir
  11. Flor,Ja fui roedora!!!!
    Amei seu post,muito útil pra quem roe.
    Bjos com carinho

    http://esmaltesdama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Ah menina! Nunca tive esse problema não...
    Já o meu namorado... nada adianta... Só o tapinha na mão!
    Obrigado pela visita!
    Beijos
    Nanda.
    http://www.terapiafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Roi unha a minha infância inteira, na adolescência comecei a pintar e até hoje vivo me policiando. Para isso pinto todas as semanas.

    Aproveite e se inscreva no sorteio do blog de um lindo short de paetê!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas! Ainda bem que consegui me livrar desse (mau) hábito ainda pequena...
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito boas dicas.... Eu roía as unhas! Acho que parei com uns 14 anos. Graças a Deus! Foi tipo força de vontade mesmo. Eu coloquei na minha cabeça que não iria mais roer e parei de vez. Comecei a pintar com frequência pra ela ficar mais forte e deu certo. :)
    :*

    ResponderExcluir
  16. Oii flor aamooo esmaltes ee pintar as minhas unhas, graças a Deus eu não tenho essa mania de roer as unhas rs. Ameei o blog :)

    Espero voc no meu cantinho heim

    http://amandaquino.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar pois a sua opinião é muito importante pra mim!
Qualquer dúvida responderei por aqui mesmo... Qdo mandar a sua pergunta, clique na caixinha "Notifique-me" e automaticamente receberá a minha resposta! :)

Bjos,
Cris.